Image Map

O que eu aprendi tendo um blog - Dicas

Já é 2015 e, apesar de já ter algumas ideias sobre as primeiras postagens desse ano, eu resolvi atender aos pedidos de um amigo que quer começar um blog e contar o que eu aprendi tendo o meu (que completa 3 anos esse ano). Quero deixar claro antes de prosseguir com essa postagem que, as coisas que contarei partem apenas da minha experiência e opinião pessoal de alguém que também visita outros blogs frequentemente, então o que funciona para mim, pode não funcionar para você.

1- Layout
Parece fácil criar um blog quando já se vê tantos outros com os layouts prontos, postagens alinhadas, pluggins instalados. Não é. Os temas prontos da plataforma que você escolhe precisam ser alterados, e se você não tem noção nenhuma de html como eu não tinha, então você vai precisar aprender. Não aconselho ninguém a comprar um layout de primeira, principalmente porque esse é um investimento que, na maioria das vezes pode não compensar tanto pra você (explicarei isso nos próximos itens). Recomendo mesmo que você separe um tempo, um bom tempo, para brincar de google e pesquisar tutoriais simples de html para blogs iniciantes. Também aconselho a não fazer nada extravagante demais, porque pelo menos eu adoro layouts mais clean, simples, minimalistas. Acho que um blog chamativo demais acaba tirando o foco do que você está escrevendo para coisas que definitivamente não importam. Além do que, se eu ver uma letra verde cintilante num fundo rosa choque, eu nem vou ler, porque provavelmente estarei preocupada se estou cega ou se meu grau de miopia aumentou com tanta luminosidade.

2- Escrita Correta
Sei que ninguém aqui é dicionário, professor de português ou zica da gramática para escrever tudo corretamente, mas é preciso se esforçar um pouco. Eu leio e releio minhas postagens várias vezes, sei que sempre vou deixar escorregar uma vírgula ou uma palavra escrita errada, mas prezo demais pela coerência do que escrevo. Uma das coisas que mais me irritam é eu ter de me esforçar para compreender o que a pessoa tenta dizer, porque ela não escreve com clareza ou escreve tudo tão errado e sem pontuação que preciso ler e reler até juntar as palavras em seu respectivo tempo. 

3- Paciência
Os resultados de um blog vem em parcelas. Tudo bem em criar um blog esperando receber coisas, porque só quem tem um sabe o trabalho que leva cada postagem, cada público conquistado, cada perrengue para manter uma parceria. Nunca crie um blog esperando que um mês depois sua casa esteja repleta de pacotes do correios, porque não estará. Escreva para si mesmo, depois escreva para os outros. O resultado do que você escreve vem aos poucos, mas quando finalmente chega, a satisfação é imensa. 

4- Não suborne pelos seus seguidores
Não ofereça likes, follows e esses tipos de subornos para conquistar seguidores - até porque, isso não seria uma conquista. Seguidores fantasmas te rendem números, mas jamais te renderão um público de verdade. Quantas vezes você já viu um blog com 1k de seguidores e 0 comentários a cada postagem? Procure por pessoas que realmente se interessem pelas suas postagens, mesmo que estas não comentem, a visita delas será essencial para você.  Encontre seguidores que sejam presentes, porque você só consegue manter um blog graças as pessoas que participam dele.

5- Escreva sobre o que você quiser
Polemize se quiser. Não crie tabus e nem tenha pudores para dizer o que você deseja. O blog é, antes de mais nada, algo pessoal seu. Escreva para si mesmo primeiro, quem gostar do que está ali faz parte apenas da consequência de se ter escrito. Não se prenda no fato de você ter um blog com um tema em especial, caso você deseje vez ou outra escrever sobre algo totalmente fora da caixa. Expresse sua opinião, argumente com tudo o que você tem, coloque sua personalidade em todas as frestas que você puder.  

9 comentários:

  1. É, não subornar! Odiava, desde o início dos tempos eu faço blog, já cheguei a desistir uma vez por causa de feedback errado, parecia mais uma página de follow -.-

    Post novo <3 vamos?
    Blog: Wow, Lovely!

    ResponderExcluir
  2. Só li verdades, Sammy. Não tem o que tirar nem por, concordo contigo. O item 1 é muito importante. No meu caso, além de tentar fazer isso, também priorizo outros blogs que o fazem. É muito chato blog limitado a um ou dois assuntos, né? E texto impessoal não me prende. rs
    quero muitas postagens novas por aqui esse ano, dona sammy <3
    beijo!

    ResponderExcluir
  3. ahahaha ameeeeeeeeeei! Tambem aprendi bastanteeee em html por causa do blog.. realmente todo mundo pensa que ser blogueira é aquela coisa mais fácil do muindo, tanto no layout quanto pra tudo.. como se postar algo não levasse tempo algum, mas só digo que: aprendi taaanto mexendo no blogger! e tambem amo isso de escrever o que quiser, criando ou não tabus e polemicas, adorei o post

    beijimmm
    www.idiomafashion.com

    ResponderExcluir
  4. O último item é o motivo pelo qual criei um blog. Admito: sempre fui uma das garotas dos debates que batia de frente nos debates da escola e, na maioria das vezes, lá estava eu, com as opiniões mais excêntricas possíveis! De uns tempos para cá nutri um certo receio para expor minhas visões, mas isso vai mudar! <3 Até! ♥

    http://letramaiuscul-a.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ei Sammy, gostei muito! São dicas realmente muito úteis, e me vi em bastante coisa. Seu blog é maneiro demais, obrigado pelo incentivo com o meu!

    PS: Se o amigo citado ali não for eu, vai rolar fight, bjs.


    HAHAHA

    ResponderExcluir
  6. Todos os dias eu acabo aprendendo sobre muitas coisas, acho que o blog para nós blogueiras é uma grande escola. É isso que eu gosto de fazer, escrever sobre o que eu gosto, acho que todas blogueiras deveria pensar assim. Muito boa as suas dicas!
    Beijinhos! www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
  7. No começo tive muito problema com o 5, escrevia sobre o que as pessoas normalmente queriam ler, e não sobre o que eu gostava, Hoje em dia caí na real e tenho orgulho do meu blog :)

    http://sweetpoisonteen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. O português não é minha primeira língua então para mim fica um pouco mais difícil mas sempre tento meu máximo e peço pro meu namorado dar uma lida para ver se tem algum erro muito sério antes de postar, mas também não gosto quando não entendo o que uma pessoa quer dizer. Concordo demais a 4 e a 5, acho ridículo mesmo quando as pessoas PEDEM para seguir ou curtir algo, sério é muito burrice. Escrever o que você quer é realmente essencial porque se não aos poucos vai cansar de escrever pros outros. Enfim, adorei suas dicas acho todas válidas. Beijo www.infectedbyculture.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. O blog é um meio de aprender muitas coisas, concordo com tudo o que você citou.
    Acho a quarta dica super válida, no começo a gente entra em desespero por seguidores que no fim se tornam apenas numeros...
    Beijos <3

    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir