Image Map

O que vestir numa entrevista de trabalho?

Hey,
quem me segue no meu instagram pessoal sabe que eu tive uma entrevista de trabalho hoje. Claro que eu não iria fazer uma postagem sobre o tipo de resposta ideal, porque não sou nenhuma ninja no assunto. Mas acabei pensando bastante e achei interessante levantar a proposta do que vestir por aqui.


O ponto de partida é pensar que tipo de lugar você vai trabalhar e em que área deseja o emprego. Por exemplo: eu quero um emprego num spa urbano, trabalhando na recepção e/ou áreas administrativas do local, então fui de camisa social, saia lápis e sapatilhas brancas.
Acho importante dizer que, não é pelo fato de você estar procurando emprego de vendedora numa loja mais despojada, que você deva ir de short, camiseta e havaianas para sua entrevista. 
Tendo todos esses pontos em mente, fiz uma seleção de composições que variam de formais (para lugares e cargos que exigem isso) e informais (básicos, porém não tão informais).

Formais
As composições formais são aquelas que tem como itens básicos o blazer, a saia lápis, a calça e camisa social. São roupas comuns em escritórios, recepções, empresas em geral. Vale lembrar que hoje em dia, mesmo para área de vestuário de trabalho, o leque de opções é imenso, então estar formal não significa mais estar "sem vida" ou "fora de moda". Dá pra conciliar o útil ao agradável.


Informais

Felizmente, montar composições informais chega a ser ainda mais fácil, principalmente pela abertura maior para se vestir. Como eu disse anteriormente, eu não estou apresentando roupas que você usaria para sair ou algo que seja tão despojado só pelo fato da vaga oferecida não ser tão formal assim. As peças coringas são o jeans (seja calça, camisa, jaqueta), os blazers e cardigans, as blusas sem estampas e saias/vestidos discretos ou longos.


Após mostrar a minha seleção (que decidi fazer, apesar de tudo, bem moderna), ainda vale lembrar que acho totalmente inválido apostar em mini vestidos, saias e shorts. Independente da vaga ser formal ou informal, em ambos os casos é necessário passar seriedade, responsabilidade, comprometimento. Espero que eu tenha ajudado em algo e que vocês gostem da postagem.

42 comentários:

  1. Amei o seu post. Dicasbem úteis.
    Beijos | www.doseujeito.tk

    ResponderExcluir
  2. Acho que eu não usaria a saia jeans, apesar de ela ter um corte mais rebuscadinho e nem o jeans rasgado, mesmo que estivesse usando camisa e salto. Já os outros looks são bem legais. Blazer, camisa, salto ou até mesmo um oxford e sapatinhos mais fechados/sapatilhas são calçados mais sérios e que condizem bem com a situação, eu acho. Eu nem lembro qual roupa eu usei nas minhas entrevistas de emprego, porque era só estágio, mas devia ser vestido com meia-calça e era basicamente minha roupa de sempre, na época hahahah... mas o mais engraçado foi que eu conquistei uma das minhas chefes porque tinha feito uma matéria sobre Sopor Aeternus and the Ensemble of Shadows HUAHAUHAUHA... :P

    FIERCEKRIEG

    ResponderExcluir
  3. Esse post veio a calhar, tenho uma entrevista hoje. Como vc disse acho um erro apostas em mini vestidos, mini saias ou shorts. Beijocas
    http://divaspinup.blogspot.com.br
    http://blyza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi amada, amei o post e as dicas, as fotinhas ficaram ótimas, beijinhos...
    Atitude da Beleza| FanPage| Youtube instagram: @greicesaraiva

    ResponderExcluir
  5. Adorei a escolha de todos os looks, são muito bem apresentáveis para uma entrevista de trabalho. Eu escolheria qualquer um deles de olhos fechados ><'

    Jéssica | www.hellousmile.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Sammy,
    normalmente eu opto por roupa social e com cores neutras. Causa um boa impressão.
    Big Beijos
    Blog Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  7. Amei o primeiro look da segunda fileira, principalmente por ser sem salto e com esse blazer lindo! Super usaria. Achei bem legal esse post, as dicas são ótimas, realmente não precisa sair cafona ou estranha só para parece sério e tals. Eu vi sua foto no Instagram do look, achei super bonita (queria ver ele inteiro!)

    Respondendo lá do blog: É verdade, é bem complicado gostar de tudo num curso de graduação, mas acredito que você vai conseguir sim e vai dar tudo certo, Sammy! Desejo muito sucesso pra você!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  8. O melhor é que são coisas tão basicas que você pode usar no trabalho depois e até fora dele u.u

    Beijim
    Idiomafashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei o seu post, temos que ir arrumadas, mas nada chamativo né, afinal é uma entrevista de emprego.
    Clique aqui e concorra a ganhar qualquer produto da loja Sammy Dress no valor de até 15 dólares!
    Beijinhos
    You Tube
    Instagram
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Achei as dicas maravilhosas, sério <3 A primeira impressão que tem da pessoa é pela forma como ela se veste e se porta. Isso nunca vai mudar hahaha então é totalmente necessário estar vestido adequadamente. Entendo isso como ninguém pois sou estudante de direito haah então imagina o grau de formalidade que tenho que me vestir :}}

    Cara, eu ADOREI a ideia de fotografar em um lugar diferente também ahahah sério mesmo, tô curtindo essa nossa parceria se formando hahaa (mesmo, mesmo!!!)

    Um beijo,
    Isabella do www.theurbantrends.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Sammy!
    Adorei o post! Entrevista de emprego é algo que todas nós teremos que enfrentar um dia, e entre todas as dúvidas que ficam para se sair bem, acho que a roupa é uma das maiores dúvidas! As vezes queremos impressionar e acabamos usando algo muito exagerado, e as vezes por medo acabamos indo o mais simples possível.

    Da ultima vez usei uma saia longa e regatinha para a minha entrevista, mas teve uma vez que eu cheguei a usar um vestido curtinho fluorescente, hahahaha.

    Adorei os looks que você selecionou <3

    Beijos sz http://capricha-no-look.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ótima postagem! Super importante para as pessoas que estão procurando o primeiro emprego. Sem falar que a roupa conta muito na hora da entrevista. Tem pessoas que só te contrata por causa da roupa, infelizmente isso é uma realidade. rs

    www.nahboa.com

    ResponderExcluir
  13. Lindas opções!

    Essa é uma situação que bate uma mega insegurança, né???
    Ser mais "formal" e ao mesmo tempo passar um pouco da sua personalidade.

    Bjos, linda!

    chuvadecamelias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. adorei as ideias. para a entrevista de emprego, acho que a chave é ser sóbria. vocÊ não pode chamar muito a atenção para a sua roupa. por exemplo, um decote muito grande ou uma saia muito curta, acho que são proibidios para esse tipo de local.


    Beijos
    Nathália - Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  15. Adorei! Acho que investiria numa calça e blusa mais arrumadinha. :)
    Beijos querida, tenha um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  16. ótimo post, adorei os looks, soube escolher muito bem
    AltoseBaixos

    ResponderExcluir
  17. Esta realmente foi uma grande dica!
    Amei os looks.

    http://oestranhomundodeisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. adoorei as dicas querida *--*
    http://www.rennataferreira.com

    ResponderExcluir
  19. na minha primeira entrevista eu fui tão arrumadinha kkkkkkk
    já na segunda eu fui meiodesleixada pq foi super de ultima hora, eu nao achava q a mulher ia ligar mais pra mim e tava em casa arrumando. aí ela me ligou no final da tarde pra ir lá antes da loja fechar. mas deu certo :D

    bjss
    http://gipsyyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu adoro um look despojado chic, se é que isto faz sentido! hahaha
    Sexy rock, ai ai tudo varia muito com o humor!

    http://www.powerinred.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito das dicas.
    http://marymicucci.com

    ResponderExcluir
  22. Sammy, eu nao saberia viver sem moda. Sempre que posso concilio moda e trabalho através dos looks! Na verdade... Sempre estou de blazer e calça social, porem, o que muda meu visual é a camisa que uso por dentro e os acessórios! Estou frequentemente mudando!

    Me conte como foi na entrevista, se você está animada, se acha que foi bem... Essas coisas! Estou torcendo por voce, viu? Tudo vai dar certo! Ter nosso próprio dinheiro vale muito a pena! Digo isso porque ja passei do meu primeiro mes no meu primeiro trabalho, ou seja.. salario em maos! RSRSRS...

    juliamodelodemodelo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Perfeitas as dicas Sammy! E espero que tenha dado certo a entrevista! :)
    Beijo no bolso!
    Tô Barata, mas tô na moda! | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  24. Post super informativo ótimas dicas, é sempre importante lembrar que a primeira impressão é a que fica, em uma entrevista de trabalho um look apropriado é essencial,
    beijos,
    blog: www.mimorgado.com

    ResponderExcluir
  25. Que lindasssssssss <3
    http://heynaocomplica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Engraçado que é fundamental saber o que vestir para ir para uma entrevista de emprego e ainda existe muita, mais muita gente desinformada! Muito legal seu post!

    http://dicascomcarisma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Taí uma coisa que acho SUPER difícil: me vestir para entrevistas. Só tive uma na vida e sério, foi uma das situações que eu mais penei pra escolher uma roupa. Com certeza o post ajudou MUITO!

    beijos, beijos

    www.starshipsandqueens.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Sammy. Gostei muito das inspirações, acho que todo mundo tem um pouco de dúvida na hora de escolher roupa para esse tipo de ocasião e você soube separar bem o informal do formal, quando muita gente realmente pensa que informal é ir de chinelo havaina. haha
    Beijos!


    Prioridades femininas

    ResponderExcluir
  29. amei as opções de looks para entrevista de emprego!

    http://alhinymello.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Amei esse post Sammy, super ajuda mesmo! Eu tenho que comprar umas roupas assim porque não tenho nada do tipo, sabia? Nem uma camisa social! hahahahahaha #bad

    Beijos da Tabatha!
    www.naocontapraninguem.com

    ResponderExcluir
  31. Oi Sammy!
    Adorei a foto que você postou do seu look, achei que estava linda! Fiquei torcendo por você, deu certo?
    Também adorei os looks para inspirar. Dor formais amei o 2º da 1ª foto, dos informais o 2º da 3ª foto ;)
    Agora, morri pela foto do closet! PRECISO de um haha

    Bjxx
    Blog Makes da Mi // Fanpage

    ResponderExcluir
  32. Sammy, esqueci de falar no comentário que fiz agora há pouco, mas aquele removedor de esmaltes em formato de esponjinha é bom e tira tudo, é só rodar o dedo com jeitinho ;)
    (não precisa aceitar este comentário se não quiser, ok?)

    ResponderExcluir
  33. Adorei as dicas, sempre penso no que vou usar quando fazer minha primeira entrevista de emprego.
    Os looks informais estão lindos.
    Beijos, beijos!

    Dearitgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Perfeito Sammy, vou te linkar no meu post sobre make para o trabalho, posso?
    beijos

    ResponderExcluir
  35. Gostei dos looks, bem elegantes e estilosos.

    CONCORRA A UM KIT DE SILICON MIX, UM KIT DE CRECEPELE OU 30% DE DESCONTO NA LOJA SILICOMANIA MAX: http://bit.ly/1cfg5LF

    ResponderExcluir
  36. Dos looks apresentados eu tiraria o da calça rasgada, os outros estão bons, na minha opinião
    Oie, boa Noite!
    Hoje venho parabenizar pelo seu dia!
    Parabéns blogueira é um enorme prazer te-la no meu blog e ver que a cada dia estamos crescendo um pouco mais.
    Bjão e aproveite seu dia.
    20 de março dia do blogueiro

    Rsrsss segue a nossa oração

    "Blog Nosso que estás online.
    Revisados sejam , os vossos posts.
    Venham a nós os novos seguidores.
    Seja programado à nossa vontade.
    Assim na banda larga como na net discada.
    O post nosso de cada dia,
    carregue na página hoje.
    Perdoai as nossas ausências.
    Assim como perdoamos os comentários anônimos.
    Não deixeis cair nossa conexão.
    Mas livra-nos dos hackers.
    Amém"
    http://www.jeitosimplesdeser.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Boa postagem ! As vezes o povo exagera nas entrevistas, ou vão como se fossem para a praia! ;/

    ResponderExcluir
  38. Adorei esse post, ótimo! Acho que uma boa aparência nesse momento é fundamental.

    Viciada em Beauté
    Fan Page

    ResponderExcluir
  39. A-d-o-r-e-i o post! Sempre fico em dúvida no que vestir... af.
    Valeu pela dica e amei o blog! haha

    Botão do Friend Connect está com problemas, mas achei a solução! Veja o post que fiz no meu blog :)
    www.explorandoestilos.com ♥

    ResponderExcluir
  40. Gostei de todos os looks, mas não usaria saia numa entrevista, mesmo que informal :/
    A roupa nessa hora é muito importante, pode nos ajudar a ter mais confiança!

    Beijos!
    http://www.triboalternativa.com.br

    ResponderExcluir