Image Map

Ditadura da Beleza

Sempre me perguntam qual o significado do nome do meu blog e eu sempre tenho uma preguiça gigantesca para explicar. A postagem de hoje requer muito esse significado, porque está dentro do mesmo contexto. Quando houve a necessidade de pensar em um nome para um blog de "moda", "universo da beleza" e coisas de mulherzinha em geral, nada veio em mente. Logo que veio, de cara surgiu essa linha de coisas diabólicas, porque hoje em dia o padrão de beleza é tão influente, que chega a ser diabólico. A proposta de hoje é falar um pouco mais sobre essa ditadura da beleza, pegando de gancho o #stopthebeautymadness.


Durante uma fase da minha vida, eu saía de maquiagem todos os dias. Podia chover porquinho da índia e, mesmo assim, eu continuaria usando uma maquiagem pesadíssima no dia a dia - prefiro nem mencionar quando saía à noite. Depois de alguns anos chegando no ponto onde eu não poderia nem ir à padaria colada ao lado do meu prédio de cara limpa, eu decidi que tava errado e aprendi que mais vale meia hora dormindo do que acordar cedo pra se arrumar pra aula. Hoje em dia, eu ainda uso maquiagem. porém o faço com muito mais autocontrole (lê-se: passeio com o meu cachorro de pijama, descabelada, sem maquiagem e não ligo), mesmo criando novos hábitos todos os dias, como o batom vermelho, por exemplo.

O desafio da foto de cara limpa e sem edição parece bobo pra quem vê - e concordo, é realmente chatinho ver gente postando foto sem maquiagem, se vangloriando por isso, indicando mais três pessoas e fazendo disso um loop infinito. Acontece que o propósito do desafio em si é que é genial. O sentido é você conseguir desapegar desse monte de reboco e continuar se sentindo bem consigo mesma sem ele - e não é simplesmente parar de usar, apenas saber que a maquiagem é só um adicional. 

A verdade é que o padrão de beleza é o que você quer que ele seja e aquele que te faça ser confortável com você mesma. Foda-se se você tem olheiras, se estourou uma espinha e agora seu rosto está em erupção, se engordou/emagreceu e ganhou umas estrias de presente, se aquela coca-cola gelada maravilhosa te deu celulite. Foda-se essa ditadura da beleza. Já pensou se a gente se privasse de tudo que nos faz feliz por causa dessa porcaria?

21 comentários:

  1. confesso que achava que o diabolique era por causa do 'o diabo veste prada' hehe, mas faz total sentido agora e é beeeeeeeem profundo mesmo.
    Então, postei sobre isso HOJE na fan page do blog - você viu, né? -, e não posso discordar de naaaaaaaada do que você disse. A vida é só uma para gente ficar se preocupando com coisas tão superficiais como "estou feia porque estou sem make". Não, moça, você tá linda porque tá vivendo, tá estudando até tarde porque tá buscando algo melhor pra você, tá acordando com o cabelo todo bagunçado do lado do boy porque a noite foi tão boa que você dormiu por lá, tá chorando no show da sua banda favorita porque esse momento é único. E você vem dizer que isso é feiura? NÃO, GENTE. Feio é essas pessoas que parecem bonecas de plástico de tão superficial e artificial.

    Enfim, enfim, um beijo mozão e que bom que você voltou.
    DA ISABELLA LINDA E QUE TAVA COM SAUDADES E CIUMES.

    ResponderExcluir
  2. Ai Sammy, te amo <3 Eu concordo em tudo contigo. É engraçado isso de algumas pessoas 'não viverem' sem maquiagem. Maquiagem não faz milagre e somos as mesmas com ou sem, e somos bonitas de qualquer jeito. Eu estou sempre maquiada no dia-a-dia, mas nunca na vida que me maquio pra ir perto de casa, caminhar com meus cachorros ou algo do tipo. Tem mulher que vai maquiada pra academia, cara! haha Parece que é imoral nos mostrarmos da forma que somos realmente. E o padrão é cada dia mais inalcançável e perfeito, enquanto tudo que nós não somos, enquanto humanos, é isso: perfeito.

    ResponderExcluir
  3. Nossa super concordo com tudo ... acho muito louco essas meninas que usam muita maquiagem tão novas .. acho que maquiagem não faz milagre ela apenas deixa a mulher mais bonita ... mais um simples batom já vale ...

    agora uma mulher ir até pra academia , ou dar aula toda maquiada gente que isso haha não precisa ....
    me diz tem algo mais bonito do que o sorriso de uma mulher se ela tá feliz é o que vale ...

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Super concordo quando você diz para ligarmos o fodas para esse padrões de beleza que a sociedade impõe. Estou em uma fase na qual me preocupo muito mais com a minha saúde do que com a minha aparência - afinal de contas, beleza é saúde, e beleza vem de dentro, né? Desde que comecei a ler/ver coisas sobre essa campanha fiquei feliz ao perceber que, finalmente, o ser humano tá mostrando bom senso e tá se preocupando menos com isso de se arrumar para os outros, e não para si próprio. Já perdi as contas de quantas vezes saí com uma puta espinha no rosto e nem liguei hahahaha Enfim, belo texto :)

    Beijos,
    www.coisasdevih.com.br

    ResponderExcluir
  5. Penso como você, uma colega de trabalho diz que acorda uma hora antes pra fazer chapinha no cabelo pra ninguém perceber que o cabelo dela n é liso, pode isso? Prefiro dormir esse tempo e acordar um pouco mais tarde. Que coisa né? Só uso maquiagem completa mesmo quando vou a alguma festa, sair a noite com marido, mas pra uma saída rápida, nem pensar, prezo pela praticidade.

    ResponderExcluir
  6. É por isso que eu amo o nome do teu blog! Se não estou enganada (tomara que eu realmente não esteja) já vi você explicando em algum lugar o significado do blog uns tempos atrás. Mas enfim, super concordo com tudo que você falou!
    E só pra não perder o costume: ah o seu cabelo ♥ hahaha
    Beijos, Isa.

    www.heartofsunday.com

    ResponderExcluir
  7. concordo plenamente, parece que todo mundo tem que ser perfeito. Sou que nem você, sempre que saio de casa tenho que colocar maquiagem, mesmo que seja um corretivo e máscara e blush :P não consigo sair sem, parece que quando saio fico achando que todos estão olhando pra mim. Pra você ver como essa coisa é sinistra que nosso inconsciente já nos controle, tá tão impregnado que até nos mesmos temos que ficar alerta para aquele cravo minimo no rosto. O negocio tá complicado :( sociedade doentia!!! Fico louca porque sou cientista social e blogueira e fico super chateada com as pessoas que acham que existe apenas um tipo de beleza ou que vc tem que tá sempre perfeita :s
    Beijos ♥
    Blog: http://carolbrasileiro.com.br/
    Fan Page: facebook/blogcarolbrasileiro

    ResponderExcluir
  8. Gostei de saber o nome desse blog, sempre fiquei curiosa haha
    Eu nunca fui de usar maquiagem eu uso o básico do básico é só quando dá na telha e nunca me importei com isso, pois gosto de ser natural, assim como eu sou sabe, mas infelizmente nem todas as meninas pensam assim, a sociedade coloca tantas e tantas "regras" que acabam manipulando as pessoas a pensarem como o mundo a quer que pense, acho isso completamente errado, não existe perfeição e nem vai existir, eu pelo menos acho que o mais perto de perfeito que o ser humano pode chegar é sendo ele mesmo.

    Beijoss
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  9. Além dos motivos já citados acima, como é bom deixar a pele respirar um pouco, né?
    Esses quilos e quilos de make envelhecem, e o que era pra nos deixar mais bonitas e dar um tcham no visu, acabam se tornando inimigas com o tempo, passam a ser armas para esconder marcas de expressão (muitas delas causadas pelo excesso de produto). Uó.

    Bom texto ;*


    www.faroestemanolo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu sou como a Dayane,não sou de usar maquiagem só quando sinto vontade ou quando vou em alguma festa e quero ficar um pouco mais arrumada,acho muito incomodo ter que ficar preocupada se a base ta escorrendo se o rimel borrou o batom saiu,prefiro sair natural.E infelizmente a sociedade desde os primórdios sempre colocou isso na mente da mulher que ela tem que ser perfeita em todos os sentidos e espero realmente que isso um dia acabe.
    beijox
    http://vinteanoos.blogspot.com.br
    xx

    ResponderExcluir
  11. Achei muito significativo o desafio. Pra mim não fez muita diferença, por que os únicos artifícios que uso as vezes são os filtros, mas não por estética, e sim por deixar a foto com um jeito bacana. Acho importante não ser escravo da beleza, gosto bem de fazer as coisas que gosto, principalmente saborear um prato bem gostoso, mesmo sabendo que ele não vai ser bom pra minha estética. Tenha um fim de semana abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ai, eu concordo TANTO com isso e olha que estou longe de ter uma pele de porcelana. Com essa onda de blogs de beleza, as meninas começam a ficar escravas disso muito cedo. Realmente, é algo diabólico, mesmo. Fico meio injuriada com tudo isso, tanto que morro de preguiça de blogs voltados APENAS para beleza (nada contra, só tenho preguiça).
    Uma Questão de Estilo

    ResponderExcluir
  13. Às vezes fico pensando como chegamos aos "padrões de beleza" impostos pela sociedade... quando vc acha q chegou lá, eis que tudo já mudou, rsss
    Bjus

    ResponderExcluir
  14. AI SAMMY SUA LINDA, sempre quis saber porque seu blog tinha esse nome mas ficava meio assim de ficar perguntando porque sei como é quando fazem isso comigo. A gente tem que ficar explicando, explicando e as vezes as pessoas não entendem porque falta o contexto e acho que esse texto/momento foi perfeito para você falar sobre isso... Sério, achei genial. Concordo muito com você, por achar esse desafio meio chatinho e as tais 'vangloriações' meio toscas, mas realmente, o propósito é bem mais incrível do que parece. As pessoas sentem vergonha de se mostrar como são, as fotografias e a internet viraram aquele lugar de só expor o meu lado que é bonito, maravilhoso, riqueza e perfeito. Acho mesmo que falta mais espaço pras pessoas se enxergarem como são naturalmente e começarem a perceber que isso é bonito, você mesmo sendo você e pronto. Lógico que eu amo maquiagem e adoro esse momento de "se embelezar", mas não dá pra se privar de tudo sempre em nome de um padrão, bem como você disse. Enfim, amei o texto, arrasou <3


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  15. Adoorei o post ! concordo com você .
    Eu amo maquiagem, mas eu nao deixo de viver por que meu po quebrou e eu preciso ir para uma festa e nao tenho outro para usar no lugar do que quebrou, rsrsr - entende? -
    enfim, eu saio sem maquiagem, as vezes, tem lugares tipo.. na casa da minha avo em um domingo qualquer, ate parece ne ? kkk as meninas ja estao crescendo com o tal do " preciso passar maquiagem para estar bonita " sendo que na verdade, a beleza é o que temos por dentro.. e a maquiagem é algo superficial .. só aumenta a nossa beleza

    Beeijos, ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN
    INSTAGRAM: @luannaandrade_

    ResponderExcluir
  16. Desde que eu comecei a mergulhar mais no universo da maquiagem, fazer cursos e etc eu me desapeguei muito mais, por incrível que pareça. Eu antigamente não podia ir na padaria do lado de casa também sem um lápis, blush e tal e agora eu vou sem e super na boa!
    Amei o post!
    beijos

    www.izabellagrimaldi.com

    ResponderExcluir
  17. Não tenho nada contra maquiagem, na verdade eu acho uma arte linda saber se maquiar (coisa que eu não sei fazer). Mas fazer da maquiagem um vício e uma máscara que não sai nunca é aterrorizante. Eu nunca liguei muito pra isso, na verdade estou começando a me interessar em comprar sombras e batons agora, mas é tão bom tomar banho e sair de casa de cara limpa, né? É refrescante.

    ResponderExcluir
  18. Concordo em gênero número e grau com você!
    Eu trabalho com maquiagem, mas a coisa mais fácil de acontecer é me verem na rua de cara lavada, cabelo preso, bermuda e uma camisa de banda velha, e sou muito feliz com isso!
    Ainda sim, tem pessoas que só falam comigo quando estou toda montada, fazendo com que eu simplesmente ignore esse tipo de gente vazia!
    Amar a só próprio do jeitinho que você é, é lindo!
    Ser feliz com você é o primeiro passo para que as pessoas achem você linda, DE VERDADE!

    http://www.powerinred.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Sammy diva rainha das opiniões. Então, eu vou super fazer esse post do rotaroots também porque eu tenho muita coisa pra falar sobre esse desafio aí, mas concordo em gênero, número e grau com tudo que você disse. A idéia é de fato genial, mas queria que usassem com mais sabedoria e menos futilidade.

    Enfim, eu adorei Sammyzita <3

    Beijos da Tabatha!
    http://www.naocontapraninguem.com
    http://www.youtube.com/blogncpn

    ResponderExcluir
  20. Palmas pra nós que pensamos "foda-se os padrões!"
    Se eu saio rebocada por aí tendo a certeza de que se um balde de água gelada for
    tocado em cima de mim ainda sim vou ter dignidade então tá tudo certo o/

    Achei teu blog por aí e curti muito teu layout, tua proposta, teus posts :)
    Vou voltar com certeza!
    Bjuss!
    http://hippiegrungerajneesh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Comentei no post que tinha o link desse e só vim compartilhar uma curiosidade:
    Esse desafio de tirar foto sem maquiagem nasceu dentro de um grupo de mulheres trans*, para que elas se sentissem empoderadas sem estarem super produzidas. Depois se espalhou, mas intuito inicial era esse. Agora imagina a coragem que elas precisavam ter? Pra elas era realmente um desafio bem grande, já que elas sempre correm o risco de sofrer algum tipo de agressão (física ou verbal) quando não são imediatamente identificadas como mulheres.

    Beijo

    ResponderExcluir