Image Map

Padrão de Beleza

A partir de que momento, nós mulheres, passamos a ser tão obcecadas com a magreza?
Honestamente, não falo só sobre outras mulheres, falo sobre mim também. Eu sou apaixonada por magreza e sou fã de carteirinha de pele, osso e coração batendo. Em que ponto isso é normal e a partir de qual 
 ponto as pessoas extrapolam os limites? 


Eu adoro comer, eu como fat food sempre e eu não meço minha alimentação baseada no corpo que eu desejo ter. Eu tenho o mesmo peso deve ter uns quatro anos e eu estou bem com ele. O fato de eu gostar de magreza, não significa que isso implique na minha vida de forma prejudicial, ou de qualquer outra forma.

Já fiz alguns posts aqui no blog relacionado a corpo, porque sou totalmente a favor de quem se acha gordinha ou acima do peso, entrar em forma de uma maneira saudável, e tentei ajudar da maneira que pude. Fiz também um post que criticava a barriga negativa, que era novidade na época. 
Acho absurdo como as pessoas estão sempre inovando no quesito magreza e nesse padrão de beleza que sabe-se lá porque surgiu, mas que vem diminuindo centímetros cada vez mais com o passar dos anos. 

Recentemente (não deve ter nem uma semana), estava no facebook e vi um post intitulado "espaço entre as coxas é a nova obsessão das mulheres", ou algo parecido com isso. Nem me dei ao trabalho de ler a matéria, porque esse é só mais um dos milhares de artifícios espalhados por modelos e circo midiático para fazer você se sentir insatisfeita com o corpo que tem e se tornar doente. 

Se você procurar por thinspo inspiration em sites como o Tumblr, Pinterest, Google e outros, você vai encontrar uma lista interminável de imagens como essa do começo do post, além de blogs e twitters, sites em geral que não só seguem a risca esse "padrão de beleza", como incentivam (mesmo que indiretamente) outras meninas a entrarem nesse jogo de nem sempre volta. 

Sei que por me interessar por magreza, as vezes acabo incentivando pessoas também. Podemos não fazer ideia que uma pessoa possui um distúrbio alimentar seríssimo, e ao elogiá-la, estamos apenas dando todo o suporte para que ela permaneça daquela forma. 

Outro dia, ainda no facebook, vi uma menina comentando que perguntaram a ela como se ter "anorexia". O que tá acontecendo com todas essas mulheres? A gente precisa parar de se comparar com essas modelos que usam as melhores maquiagens HD e quase morrem de fome pra serem quem são. Que fora das câmeras e de todos os retoques de photoshop nas fotos, são pessoas como todas nós. Parem de fazer isso com vocês mesmas, parem de incentivar umas as outras a serem magras, secas, esqueléticas. Curvas são bonitas, e daí ter um pneuzinho por causa da calça de cintura baixa? E daí não ter ossos saltados pelo corpo inteiro? E daí se aquela roupa não tem o seu tamanho? Dá pra ser magra e saudável, parem de querer serem doentes.

19 comentários:

  1. Eu sou magra e, sinceramente, já sofri muito por ser assim e gostaria muuuuito de ter mais curvas! E posso dizer com toda a certeza: ser magra não é a melhor coisa do mundo! Eu também tenho dificuldades de achar roupas, não gosto de usar coisas justas... Hoje em dia eu me aceito do jeito que sou, o mais importante eu tenho, a saúde. Mas também já chorei muito por isso, por causa de pessoas que riam e me criticavam por ser assim. A verdade é que a sociedade nunca vai estar satisfeita com ninguém, é incrível como eles colocam defeito em tudo e em todos. Se é gordo, se é magro, se é baixo, se é alto.
    Eu acho que temos que valorizar o que nós gostamos no nosso corpo e, se quiser mudar alguma coisa, tem que ser do jeito certo, priorizando sempre a saúde.

    Beijos Sammy sz http://capricha-no-look.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu sou meio suspeita pra falar... Eu sou cheinha e adoraria ser esse "espaço entre as coxas". Mas acho que a partir do momento que você prejudica sua saúde, você perde totalmente sua credibilidade.

    Enfim, muito legal esse post.

    Beijos,
    Amanda.
    http://www.aloamiga.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!, Deus te abençoe boa noite, amiga post maravilhoso
    muitas acha quanto mais magra melhor, sucesso amiga.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  4. Nossa, a gente tava discutindo sobre isso na aula de História da Moda no Brasil, tem um livro bem interessante que fala sobre essa cultura no Brasil, da Mirian Goldenberg, o nome é O corpo como capital: estudos sobre gênero, sexualidade e moda na cultura brasileira. Super recomendo ;) Uma menina até comentou desse negócio de ter um espacinho entre as coxas e que isso virou febre, gente PFVR. Não sei, a coisa é tão absurda que não dá pra entender... Nesse livro a autora fala sobre como as mulheres estão mais emancipadas do que nunca nesse momento da história e como elas se prenderam nessas amarras de padrões, o que é bem contraditório.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  5. Eu acho garotas magras bonitas sim, mas depende da magreza. Tem aquela magra seca e aquela magra saudável, eu acho lindo o corpo da Adriana Lima que é uma magra saudável (bom, pelo menos foi o que vi nas últimas fotos dela). E, bom... Isso vai muito pelo conforto da pessoa, tem gente que não se sente confiável usando uma blusa coladinha ou um short que apareça as coxas grossas e coisa do tipo, dai vai de pessoa em pessoa. O correto é apenas ser saudável e se alimentar de acordo com que te faça ficar saudável sem estética nenhuma, sabe? Adorei o post!

    xx,
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  6. Disse tudo Sammy! Acho que as pessoas estão perdendo o senso da felicidade, e estão depositando felicidade em "peso".
    Eu, apesar de não ser gorda, gostaria de emagrecer um pouco, mas não deixo de viver por isso, se tiver um monte de doce, eu como hahahaha
    Mas a mídia e as redes sociais estão cada vez mais pregando o conceito magreza como perfeição, infelizmente...
    Beijo no bolso!
    Tô Barata, mas tô na moda! | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  7. Eu super concordo com vc! As pessoas ultimamente estão fazendo o impossível para ter aquele corpo "perfeito", eu só acho que essa perfeição não existe e por mais que as pessoas tentem o "padrão" sempre muda!
    Eu sou super magra... desde pequena eu sou assim! Já teve uma época que eu odiava meu corpo... me achava muito magra... Hoje eu sei que eu sou assim! Eu não vou tomar milhões de remédios para engordar nem malhar feito uma louca para adquirir aquele corpão!
    Falei demais, né?
    http://in-acreditaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Sammy!
    Não sou e nunca fui magra, mesmo quando era atleta. Claro que queria ter aquela barriga retinha pra não marcar na roupa, mas com o meu biotipo só se eu fizer 3 horas de academia por dia e não comer. Já que nem tempo pra dormir eu tenho, decidi que tenho prioridades mais importantes. Anorexia é um caso extremo, mas na minha opinião a partir do momento que você vive para ter um corpo "x" você já está doente. Jamais passaria fome por causa de uma roupa, meu cérebro é muito mais importante pra mim ;)
    Você é linda, nunca faça dieta! ;)

    Bjxx
    Blog Makes da Mi // Fanpage

    ResponderExcluir
  9. Já fiz uma matéria sobre isso na minha epoca de orkut (velha ahahh) e é muito complicado mesmo falar sobre isso, mais está de parabens quem aborda esse assunto!

    beijos
    http://isabellalessa.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Sammy! Seu texto ficou incrível. A imposição dos padrões de beleza é muito cruel e atinge principalmente as meninas mais novinhas, que são vulneráveis mais vulneráveis a eles. Me sinto mal por também gostar de uma magreza excessiva, mas nunca, jamais, apoiaria alguém a buscar isso de forma não-saudável. Anorexia mata e mata muito! O mais triste é saber que a publicidade estampa mulheres irreais cheias de edição e as meninas 'normais' se matam pra conseguir um corpo que não existe! Enfim, gostei muito do seu post e acho que todos os blogs deviam falar sobre coisas assim. Beijos, Bruna. http://chanelfakeblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Essa ditadura de que mulheres magras são mais bonitas me é absurdo!
    Eu pra falar a verdade, prefiro muito mais mulheres tipo Scarlett Johansson do que mulheres Isabel Gulard!!!!!
    Just Saying!!!!
    http://www.powerinred.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Muito legal falar sobre isso,Sammy. Gostei muito do post!
    Eu tenho 1,75 de altura e 55 quilos, sou bem magrinha, mas isso de forma saudável, sempre fui assim e nunca tentei emagrecer.
    Acho que a gente tem que ser saudável e só isso que importa. As mulheres tem que se sentir bonitas do modo que são.
    estilomodernoblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Tudo culpa dessa sociedade hipócrita que quer sempre fazer "padrões". Cada um tem que se aceitar do jeito que é!

    Beijoos, Ana Carolina
    http://simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  14. Adorei demais o seu post, infelizmente muitas pessoas estão com essa obsessão de beleza, eu pelo menos acho que a gente devemos nos sentir bem do jeito que somos, mas o ruim é que nem todo mundo pensa assim né :/
    Beijinhos
    Instagram
    Facebook do blog
    PARTICIPE DO SORTEIO NO BLOG E CONCORRA A GANHAR UM LINDO VESTIDO
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Nossa, amei demais seu texto (sim, eu realmente li). Também já vi vários grupos pela internet incentivando essa "beleza" super magra e idolatrando meninas quase doentes de tão magras. Aliás eu estou acima do peso e sou muito feliz assim, sinceramente. Lógico que a gente sempre quer mudar alguma coisa e nunca estamos satisfeitas, mas é loucura entrar em colapso para ter o corpo "perfeito". Sou gordinha e tenho namorado, amigos e família que me amam acima de qualquer coisa. Não acho necessário ter o corpo dentro dos padrões de beleza para ser aceita. Adorei o post!

    www.cindereladementira.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu canso de dizer que sou contra esse padrão. Você levantou um assunto bem polêmico e que muitos ainda ''defendem'', pois é. Amo moda, mas não consigo entender esse padrão. Ouvi uma vez no canal gnt fashion um estilista falando que eles preferem as mais magras possível para ter melhor caimento na roupa,ok. Mas 90% da população das mulheres brasileiras tem em média o corpo tamanho M/G. Não só no Brasil mas nas grandes capitais da moda. Poxa, há de ter um bom senso e já está na hora não é? Como você disse, há mulheres se matando para se enquadrar nesse sistema, e muitos morrendo de fome por querer um trabalho como modelo. É lamentável.

    Grande beijo
    umanoitemparis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Para mim magreza nunca foi sinônimo de beleza e sim de passa fome kkkkkkkkkk essas modelos por exemplo aff ninguém merece ossos visíveis é horrível...
    eu também como de tudo SOU FELIZ...e as minhas dietas são sempre bem nutritivas.....como muitas frutas e verduras...não sou adepta a doces (nunca gostei muito) então é mais fácil kkkkkkk agora os salgadinhos (chips) afff é difícil largar.
    Adorei o post!

    - Post novo no blog sobre SAPATOS ;)

    Beijoss *-*

    ==> Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  18. Para ser saudável e bonita não precisa ser magra. As vezes ser tão magra se torna pior pra a pessoa do que o corpo que ela tinha antes. Quero ter uma alimentação regulada mas ficar com o corpo malhado e não magro. Belo post.
    Beijos.
    http://blogrenatamorais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. to fora dessa. nao sigo esse padrao doido do mundo de hj nao. quero eh ser saudavel
    bjs

    Sachê e Bombom

    ResponderExcluir