Image Map

Mendigagem de Likes

Hey,
sei que provavelmente, com esse título, um monte de meninas (e meninos) já entraram aqui e estão me criticando mentalmente antes do que eu tenho a dizer.


Quero deixar claro que, apenas porque não consigo entender a necessidade das pessoas de moverem céus e terras para se tornarem populares em um aplicativo de fotos, não quer dizer que eu me ache melhor. 
Decidi fazer uma postagem sobre isso porque há tempos esse é um fator que me incomoda bastante. Vejam bem, não se trata de adicionar tags as suas fotos para que as mesmas tenham mais visibilidade (principalmente para bloggers e lojas, isso é realmente o mais comum). 

Trata-se, na verdade, do exagero e necessidade de atraírem o maior número de seguidores (a maioria fantasma e com interesses mútuos - apenas se popularizar na rede), com o menor índice de conteúdo entre esses usuários. Foram criados, de fato, milhares de artifícios para que essas fotografias fossem divulgadas por todo o aplicativo, já que, caso contrário, somente um círculo x de pessoas a visualizaria. 

Tags como "sdv","sfs", "20 likes" (e assim sucessivamente no valor de likes), "f4f", entre outros que, honestamente eu ainda nem descobri o que significam, são os marcadores mais populares. Além disso, ainda existem aqueles famosos "contest" de fotografia, como se um celular nos fizesse, de repente, fotógrafos. 


Já cansei de ver pessoas mendigando likes e hoje com um número "considerável" de seguidores, esnobarem como se nunca o tivessem feito. Pior que isso, vi essas mesmas pessoas julgarem o que acontece no instagram como uma "Orkutização do Aplicativo". 
O fato do aplicativo se tornar mais popular e acessível, com certeza atrai uma massa maior de utilizadores, que o praticam da maneira que desejam (sejam esses produtores eternos de spams, contas ofensivas, mendigadores ou whatever). 

Meu ponto principal é que, embora seja realmente muito legal quando a sua foto - que você possivelmente gostou muito para jogá-la na rede - recebe um "reconhecimento", não acho que a realização pessoal de fato aconteça quando você está tão desesperado em busca de algo tão banal. Quero repetir para não restarem dúvidas de que SOU SIM a favor de tags, de mais visibilidade, de sucesso em aplicativos de fotos como quaisquer outros aplicativos. O que faço aqui, na verdade, é uma crítica as pessoas que estão extrapolando limites e, em alguns casos, perdendo um pouco de personalidade para que sejam reconhecidas por uma coisa que não as molda. E daí se eu posto 50 fotos da minha cara de tacho? E daí se eu posto foto de pratos deliciosos? E daí se não gosto de prédios antigos ou se estou cagando pro "segue de volta"?
 E daí?

22 comentários:

  1. A coisa que eu maaais vejo no instagram é fotos de blogueiras, famosos e pessoas populares, com comentários do tipo "me segue, sigo de volta", "troco likes"...Acho isso muito feio! Prefiro ter poucas curtidas, mas que sejam de pessoas que acharam a foto realmente bonita e curtiram por que quiseram, do que ter milhares de likes e a maioria ter achado a foto feia e, mesmo assim, curtido só por interesse.
    Acho horrível essa necessidade imensa das pessoas em querer curtidas e seguidores.

    Beijos Sammy sz

    ResponderExcluir
  2. Eu uso tag nas fotos do instagram, mas essas que você citou eu não conhecia..rs
    Beijo no bolso!
    Tô Barata, mas tô na moda! | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  3. Pois é, acho um saco. Eu mostro todo domingo no blog o "Instagram da Semana", para que as pessoas possam ver mais ou menos o que ando postando e se rolar interessem elas possam seguir meu perfil. Mas nunca fico pedindo ou implorando através de tags ou comentários para me seguirem, é muito sem nooooção.
    Essa história da orkutização quando dispositivos com Android puderam entrar no Instagram foi super preconceituosa e nojenta, gente, esse é o mundo real, pessoas de todos os tipos e hábitos, enfim, sei lá.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  4. Concordo bastante com você apesar de não ser muito fã do segue de volta. Acho que a forma de divulgação mais eficaz é você ler o post da pessoa, ver a foto, analisar e comentar algo pertinente. Depois deixe os seus links caso a pessoa se interesse. Acho assim mais legal.

    www.cindereladementira.com.br

    Tem vídeo novo de "Get Ready With Me" no ar, confira: https://www.youtube.com/watch?v=2FHOFlf8siA

    ResponderExcluir
  5. Se fosse só por tags no insta... mas não, as pessoas mendigam likes por todo canto da internet, é ridículo!

    ResponderExcluir
  6. Eu também fico pasma com algumas tags que o povo coloca, e tem gente (que eu já vi) que coloca tags que não tem nada haver com a foto. Tipo, tem a foto de uma folha e ai eles escrevem "food, sky, love, girl" e eu fico tipo PARA! Fora esses contests, realmente da vontade de dar unfollow mas tem umas pessoas que realmente merecem meu like pelas fotos bonitas. E outra coisa que eu fico bem de cara, é quando a pessoa posta uma foto bonita e coloca na legenda "apago depois", dai eu fico pensando "PRA QUÊ POSTOU?", é uma coisa muito sem sentido. Mas ocultando todos esses fatos, eu espero que o Instagram não vire bagunça, porque ai ele pode permanecer por um bom tempo e não ser esquecido (como o Orkut).

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  7. Falou tudo! Isso é muito chato mesmo cara, principalmente para as pessoas famosas que tem seu instagram infectado de pessoas desse tipo. kkk

    BLOG: NAHBOA?!
    FANPAGE: NAHBOA?!
    TWITTER: NAHBOA?!

    ResponderExcluir
  8. Oi Sammy! Não tenho instagram então não acompanho muito o que rola por lá, mas isso é uma coisa que acontece em todas as redes sociais, né? Isso é triste porque também atesta que é o único jeito que a pessoa consegue ser vista. Enfim ]: Beijos, Bruna. http://chanelfakeblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ah, eu concordo plenamente com você!!! Mas é como você diz, ter reconhecimento e ser elogiado é muito bom, mas se não for espontâneo, acho que perde o valor.

    Obrigada por comentar no meu blog.
    http://lookdasimone.blogspot.com.br
    =*

    ResponderExcluir
  10. Adoro que vejam meu blog e gostem, quero que me sigam para acompanharem minhas postagens, e fazerem críticas ao que faço !
    A divulgação é essencial no início e sempre, mas sem a necessidade de mendigar como algumas pessoas fazem.
    Concordo com você.
    bjs

    Tem look novo no blog *-* Vem conferir, e teremos mais sorteios em breve : )
    ModaEmLink

    ResponderExcluir
  11. Oi Sammy!
    Quando criei o blog comentava nos outros blogs para que as meninas conhecessem o meu, mas sempre li os posts e expus minha opinião. Uma coisa que me irrita muito são os comentários automáticos, pois temos muito trabalho pra fazer um post e isso despreza completamente o nosso empenho. Hoje não retribuo mais para esse tipo de pessoa.
    Sobre as Tags no Instagram, não sei muito bem como funciona, mas eu escrevo os nomes que eu acho que tem relação com a fotos que eu posto...

    Bjxx
    Blog Makes da Mi // Fanpage

    ResponderExcluir
  12. ai enche o saco msm o povo pedindo likes e acho que cada um posta do que quer mas tem que saber o porque. postar so pq todo mundo posta ninguem merece!
    bjs

    Sachê e Bombom

    ResponderExcluir
  13. Lamentável mesmo, detesto pessoas que fazem isso. Tem gente até pior, que segue a pessoa pra só ser seguida de volta, depois que a pessoa segue ela da unfollow, fico até sem entender. As pessoas hoje em dia só se importam com status mesmo, tenho dó dessas pessoas que ficam pedindo likes e depois fingindo que nunca fizeram isso, se tivessem tanta vergonha de fazer isso, pra começo de conversa que nunca tivessem feito não é? heiheihe

    http://leitecombiscotos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não suporto isso de pedir likes, acho que se for pra conseguir seguidores, você conseguirá naturalmente.

    Beijoos, Ana Carolina.
    http://simplesglamour.blogspot.com
    Instagram: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  15. Concordo com você, por esse motivo minhas redes sociais são fechadas, apenas o blog para compartilhar algo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Nem uso Instagram por isso estou meio por fora do assunto mais mendigagem existe em toda rede social mesmo, acho que devia ter um limite ai quando esgotasse avisasse assim: vc ultrapassou seu limite mendigagem de likes. rsrsrsrs (vi mais o menos essa frase em algum lugar)

    cherrycharming2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu acho ridícula essa mendigagem hahaha

    Beijos

    Jéssica
    Fashion Jacket - www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olha gata, ai está uma coisa que também me incomoda imensamente!
    Esta coisa de "Segue? Sigo de volta!", me mata!
    As pessoas não estão preocupadas com a qualidade do público e sim com a quantidade!
    Eu prefiro mil vezes ganhar um seguidor que realmente se interessa pelo conteúdo que abordo do que trocar seguidores com alguém que nunca vou saber o que pensa!
    É a máfia da popularidade!
    http://www.powerinred.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu sou super a favor de tags, assim como você. Mas ninguém merece todo dia colocarem vários daqueles comentários como "troca like comigo?" ou "segue? eu sigo de volta" e as vezes vários comentários assim da mesma pessoa, é como quando estou no Facebook e alguém vem mendigar likes no chat. Beijos, adorei ♥
    http://teenworld23.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. gente esse sdv me mataaaa! tem meninas que vão no perfil da minha loja no insta e pedem "me segue?" hahahaha uaai, se eu quiser eu sigo né! Não precisa pedir!
    Adorei o que escreveu, me representa! hahaa

    beijos :*

    ResponderExcluir
  21. Sabe que me esqueço de colocar tags em tudo O.o eu sou super perdida pra essas coisas, e às vezes fico até impressionada com a imaginação das pessoas para criar tags rss Eu sei umas 4 e olhe lá! E nunca nem reparei nessas que vc mencionou... Mas tenho gostado do instagram, é legal colocar algumas coisinhas do meu dia a dia para todo mundo que me acompanha :D e gosto mais ainda quando as pessoas comentam algo fofo, ganho o dia <3

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. pois eh, o povo faz questão de viver de aparencia! tipo se todo mundo segue pq a pessao pediu quem ta ali pq quer mesm? pessimo.
    amo ver meu numero de seguidores subindo, e fico ainda mais feliz de saber q eles tao seguindo pq eles querem nao pq eu pedi.
    beijos
    http://www.biancagsnunes.com/

    ResponderExcluir