Image Map

"Coisa de Bandido"

Das mais delicadas até as brutais, elas simplesmente estão causando - e prometem continuar.


Não faz muito tempo, toda e qualquer tatuagem, por menor que fosse, era motivo de preconceito e rótulos entre as pessoas. Mulheres com tatuagens eram, no mínimo, tachadas de lésbicas, e os homens eram marginais. Tatuagem era literalmente chamada de "coisa de bandido". 

Recentemente, a coisa ficou muito mais aceita diante da sociedade, e passou a ser vista com olhos tão calorosos que essas "pequenas" modificações corporais resolveram permanecer, criar raízes. Uma onda alastrante de artistas e celebridades aderiram e bombardearam o mundo com frases e desenhos. 

Hoje em dia, a dificuldade de se encontrar, por exemplo, uma modelo de corpo totalmente limpo de quaisquer tatuagem é imensa. Campanhas de grifes famosas, como a Yves Saint Laurent ou Valentino, aderiram propagandas de seus produtos lado a lado com a body art.


Zombie Boy foi um dos tatuados mais estourados do momento. Além dele, em seguida destacou-se também o modelo Bradley Soileau, que interpretou o namorado de Lana Del Rey nos clipes Born to die e Blue Jeans. Ambos se atolaram de trabalhos como modelos.
Qual o motivo de, de repente, o mundo da moda ter adotado as tatuagens de uma maneira tão intensa? 

Roupas vem e vão, tendências começam hoje e podem durar até daqui duas horas. O que faz a tatuagem estar tão valorizada nesse momento é que a mesma é o símbolo de algo que permanece. Esse pequeno detalhe traz uma certa originalidade e permanência. Carrega a certeza de que, apesar do tempo, é única.

Quando vamos comprar uma roupa, temos uma certa afirmação mental de que não importa quantas pessoas tenham essa mesma peça, nunca ficará nelas da mesma maneira que em nós. A tatuagem traz essa afirmação pro mundo físico. E o que mais os grandes estilistas e as grandes marcas estão em busca, se não, trazer para seus consumidores a certeza de que eles são únicos e que, aquelas roupas, são nada mais, nada menos, do que uma amostra da nossa personalidade única e original? 

36 comentários:

  1. Realmente, acho que as pessoas devem parar de rotular, e se adequar , porque as coisas mudam...

    ResponderExcluir
  2. Tenho notado o mesmo, de tempos pra cá o mundo da moda tem aceitado cada vez mais pessoas tatuadas (acho ótimo rs).
    Beijo, beijos ♡

    Dearitgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. O preconceito é um coisa ridícula, as pessoas precisam aprender a respeitar o outro como ele é! Ótimo post, por mostrar que, finalmente, as coisas estão mudando!
    Beijos
    http://todamorena.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sammy! Que belo texto sobre a representação da tatuagem no mundo da moda. Apesar de concordar com tudo o que você disse, ainda acho que o 'diferente' que as grandes grifes buscam ainda é muito um 'diferente de boutique', sabe? Pode até ter tatuagem, cabelo colorido e se vestir de maneira mais alternativa, desde que seja magra, loira, bonita e que o alternativo não seja alternativo "demais". Mas espero que aos poucos isso mude e que tenhamos de fato uma aceitação ampla e verdadeira. No mais, adoro tatuagem e não vejo a hora de me encher delas! hahah Beijos, Bruna. http://chanelfakeblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Meus pais têm essa opinião sobre tatuagem, inclusive, nunca terei autorização para fazer. Também nem pretendo, acho que Deus não deixou nossos corpos para serem riscados. Mesmo assim, acho lindas aquelas tatuagens bem pequenas e discretas. ♥

    >> Visite o Blog << SIGO DE VOLTA.
    - xoxo –

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu amo tatuagem. Nem me fale disso que toda vez que eu falo sobre tattoo com minha avó esses são os argumentos dela conta... Affzão!

    www.cindereladementira.com.br

    Fiz um twitter para o blog, se quiser seguir: www.twitter.com/blogcinderelam

    ResponderExcluir
  7. Aqui em casa ainda tem esse preconceito. Fiz uma tatuagem pequenininha no canto do pulso e já foi motivo de olhares de reprovação no dia que eu cheguei em casa com a tatuagem. Olho para as fotos do Zombie Boy e só vejo um cara muito corajoso, pra aguentar a dor das agulhas até no rosto!!! E eu nunca tinha pensado por esse lado das marcas usarem modelos com tatuagens, gostei do pensamento que você desenvolveu.

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adorei Sammy!
    Eu tenho 6 tatuagens e já penso nas próximas.
    E realmente, tudo passa, mas as tattoos ficam! :D
    Beijo no bolso!
    Tô Barata, mas tô na moda! | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  9. Acho super original quem tem tatuagem, é uma marca de mostrar que voce é única!

    Beijoos, Ana Carolina.
    http://simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  10. Eu nem tenho muito o que dizer, porque amo esta arte desde criancinha!
    Estou chateada porque este ano não consegui fazer nenhuma :(
    Mas ano que vem tem que sair!
    Eu ainda espero para ver as suas haha

    PS: quero um capacete do Vaider *-*

    http://www.powerinred.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Apesar disso, hoje em dia ainda tem muito preconceito com tatuagem, isso eu me refiro ao mercado de trabalho, eu tenho uma tatuagem no peito e sempre que vou a entrevistas dão aquela olhada torta pra minha tatuagem, o mesmo faziam com os meus alargadores. Eu mau posso esperar pro dia em que esse preconceito realmente vai acabar.

    http://leitecombiscotos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post, realmente antigamente tatuagem era vista de uma maneira mais preconceituosa, hoje melhorou bastante, ainda existe preconceito, mas deu uma boa reduzida, eu gosto de tatuagens, não sei se faria, mas é uma forma que demonstra e muito a personalidade de cada um.
    Beijinhos
    Instagram
    Facebook do blog
    PARTICIPE DO SORTEIO NO BLOG E CONCORRA A GANHAR UM LINDO VESTIDO
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Não tenho nada contra tatuagens! Confesso que não teria coragem de fazer nada muito grande ou várias espalhadas pelo corpo, mas quando vejo pessoas cheias de tatuagens, acho incrível! Acho muito bonito, mas não acho que deve ser visto como moda! Na minha opinião, alguém só deve fazer uma tatuagem quando tem muita certeza, e sabe que aquela imagem ou frase é algo que tem a ver com a personalidade dela e é pra ser levada pra vida toda, e não só por que todo mundo tem.

    Beijos sz http://capricha-no-look.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. "personalidade única e original", adorei isso *-*
    super beijo e já seguindo

    Mania de Bruna
    @ManiaDeBruna

    ResponderExcluir
  15. Adoro ver modelos tatuados, simplesmente apaixonei pelo que interpretou com a Lana nos clipes! haha Acho que dá um ar totalmente diferente para a campanha, não sei, eu gosto muito! E o pior é que tem gente que ainda enxerga como coisa de bandido :(
    http://trendingvogue.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Sammy,
    Não tinha pensado por esse lado, mas faz muito sentido.
    Tatuagem não combina comigo, e tenho quase certeza que não farei uma.
    Acredito na liberdade de cada um fazer o que quiser com o próprio corpo, mas querendo ou não a nossa sociedade é conservadora e tatuagem (dependendo da quantidade e do local onde é feita) pode trazer prejuízos sim. Por isso não deixaria meus filhos fazerem uma no rosto, por exemplo...
    Não reparei nas propagandas atuais, mas agora vou prestar mais atenção! ;)

    Bjxx
    Blog Makes da Mi // Fanpage

    ResponderExcluir
  17. Verdade... Agora virou "moda" ser tatuada... Eu sempre gostei de tatuagens, tenho duas e pretendo fazer mais... E acho chato demais esse preconceito que as pessoas tem, confesso que na minha cidade continua sendo difícil arranjar emprego que tem tatuagens... :/ Não sei até quando isso vai durar, mas como você disse... As marcas de roupas e outras marcas também estão curtindo essa onda de tatuados. haha

    BLOG: NAHBOA?!
    FANPAGE: NAHBOA?!
    TWITTER: NAHBOA?!

    ResponderExcluir
  18. Vou ser a chata acadêmica se falar que fiz um trabalho sobre isso anos atrás? Nem lembro mais que livros li, mas tem vários interessantes falando sobre o tema, é genial. Eu não faria tatuagem de jeito nenhum porque sou muito cricri e enjoadinha, mas claro que acho algumas maravilhosas e super autênticas, não tenho nada contra.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  19. Eu adoro tatuagens!! Acho lindo.

    Beijos

    Jéssica
    Fashion Jacket - www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  20. Seu ponto de vista é bem legal e realista. Eu confesso que não sou mt fã de tatoos... Ou não tenho motivo pra fazer alguma ainda rs

    ResponderExcluir
  21. Voltando aqui rs eu queria avisar que um post do seu blog foi parar no quadro do meu blog, se quiser ver é só acessar:

    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br/2013/11/vale-pena-o-seu-click-novembro-de-2013.html

    Beijinhos
    Instagram
    Facebook do blog
    PARTICIPE DO SORTEIO NO BLOG E CONCORRA A UM DELINEADOR PRETO DA MAC

    ResponderExcluir
  22. Ai gente, eu adoreeei esse post, viu? Sinto realmente isso por tatuagem: num mundo de coisas efêmeras, é uma coisa que dura, eterna! (Ou dura até tirarem com laser, but... hauahuh)

    Beijos,
    Isabella do www.theurbantrends.com

    ResponderExcluir
  23. Gosto mas não no corpo todo!!
    bjs bjs ;*
    pitadasdeestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. eu nao tenho tatuagem mas quero mt fazer uma... quem sabe...
    bjs

    Sachê e Bombom

    ResponderExcluir
  25. eu atualmente tenho 9 tatuagens, todas no estilo old school. E concordo com o post em partes, certo que as marcas procuram originalidade por conta de corpos tatuados. Mas na parte que você citou o preconceito, aaaa esse sim ainda existe. Passo isso quase que diariamente, olhares tortos, perguntas como: "você tem tempo para fazer isso?"(me chamando de desocupada!), descriminação em certos lugares. Mas em outros sou bem aceita, mas em lugares alternativos. Infelizmente a sociedade ainda é muito preconceituosa, e talvez seja assim sempre. Uma verdade é que nunca ninguém será bem aceito por 100%, o que eu tenho que fazer é conviver(ou não) com isso, e ir levando a vida. Ainda sonho com a total aceitação da arte na pele!

    Grande beijo
    umanoitemparis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Adoro tatoo mas ainda não tenho coragem de fazer! rs
    amei seu blog! posts mara!
    beijinhos

    www.bloghotladies.com

    ResponderExcluir
  27. Eu também queria entender, acho ridiculo quando alguem fala que tattoos estão na moda, como se fosse um acessorio.
    Beijo, beauty-habits.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Eu gosto de tatuagem, mas não sei se quero fazer, penso na dor, na questão de ser permanente, muitas questões internas, etc.
    Meu namorado quer fazer várias e eu apoio, mas sei que em determinados locais ele pode sofrer preconceito.

    http://www.rockcomluxo.com/

    ResponderExcluir
  29. amo tatuagem, ridiculo quem julga por isso!
    www.crisedosvintepoucos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Adoreeei o post! Eu sou apaixonada por tatuagens, tenho 3 e quero muito mais haha

    Beijos
    Fashion Victim

    ResponderExcluir
  31. Não sou fã de tatuagens não, quando criança até tinha vontade + hoje não
    http://www.jeitosimplesdeser.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Gata filé!
    Está rolando concurso cultural vando uma paleta completa de maquiagem, estou sentindo dua falta nas inscrições!

    http://www.powerinred.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Eu pensei nisso esses dias, a tatuagem esta bem difundida entre as pessoas e já não é alvo de tanto preconceito como antes. Acaba sendo uma forma de expressão de si mesmo por meio de um desenho.

    http://apenasleiteepimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Acho muito lindo tatuagem, pretendo fazer algumas daqui alguns anos! "Personalidade única e original", concordo, tem que tem muita personalidade para fazer uma tattoo.
    Beijos
    www.dosedeilusao.com/

    ResponderExcluir