Image Map

Fases da TPM


Eu acredito que todas as mulheres, embora algumas realmente não percebam, sofrem de um mal chamado TPM. Mensalmente, de um certo dia a outro, nós ficamos em estado de alerta. Nervosismo, carência, sentimentalismo exagerado, estresse, mau humor e etc, são coisas que fazem parte da nossa TPM. O grande problema é que o mundo parece não entender que nós mulheres não temos um controle sobre isso, não existe um botão de pause pra quando a gente estiver surtando porque o semáforo ficou vermelho bem na hora da gente atravessar ou quando estivermos chorando porque a coca cola e o brigadeiro acabaram.

Acontece que, além de todos os nossos sentimentos ficarem triplicados, o nosso corpo reage também. Nós inchamos e ficamos doloridas. É um demônio isso. O que a maioria das mulheres não sabem (e que inclusive eu também não sabia) é que TPM é uma doença química e muitas mulheres se recusam a tratá-la. Uma alimentação saudável, prática de exercícios aeróbicos semanalmente, não fumar e tomar anti concepcionais são formas de prevenir e reduzir a tpm.  E bom, assim como tudo, a TPM também tem as suas fases.



A primeira fase da TPM ainda é muito tranquila, principalmente para os homens (que são obrigados a nos aturar). Embora nós mulheres percebamos os seios doloridos e algumas dores pelo corpo, indisposições e falta de apetite, ainda não temos sintomas agravados e duradouros que nos fazem surtar por tudo. O bom humor ainda predomina e nós continuamos sendo namoradas sãs.

A segunda fase já não é mais tão legal assim. A namorada que você tinha antes agora é outra. As dores aumentaram e se multiplicaram pelo corpo, tudo dói, tudo é um saco. O grande problema disso é que os homens não sabem dessas coisas, e nunca nos passa pela nossa cabeça que se a gente não falar, eles também não vão perceber. E é por isso que se o seu namorado não sabe o seu ciclo menstrual, ele está fodido. Além de se sentir feia, gorda, inchada, indisposta, as espinhas também são propensas a aparecer durante essa data, o que com certeza ajuda no nosso humor, né?

Você sabia que em alguns estados dos Estados Unidos da América, a TPM é também conhecida como a “síndrome do descontrole”? 

A terceira e última fase é tensão total. Seja ela para o lado mais emotivo ou para o lado mais nervoso da coisa. É quando nós estamos com todos os sintomas agravados, e quando nada, nada mesmo vai fazer isso parar. Homens podem até tentar nos acalmar, amenizar a situação, mas nem sempre pode dar certo, e pode gerar uma discussão boba na qual eles terão que ter paciência dobrada. Após os berros, os choros, as crises, as brigas, os gritos, a carência, a fome de doce, finalmente o demônio sai e tudo volta ao normal.

Algumas curiosidades sobre a TPM:
* Durante o período da TPM a mulher pode (embora sejam poucos casos) sentir muito tesão e muita vontade de sexo. 
* Pode-se também aumentar o apetite durante essas épocas.
* Embora a TPM possa servir como justificativa para diminuição de pena de crimes cometidos, há milhões de poréns que não tornam isso tão fácil como soa ser. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário